Municípios vacinando o Brasil: contra a volta de doenças

Fonte: CNM Notícias

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) – preocupada com a redução da cobertura vacinal no país – lançou no Dia Nacional da Vacinação, em 17 de outubro de 2022, a campanha Municípios vacinando o Brasil: contra a volta de doenças. A entidade alerta para os riscos de doenças erradicadas voltarem ao território brasileiro, como ocorreu com o sarampo. A maioria das vacinas possui meta de cobertura de 95% do público-alvo. Em 2021, porém, todas as Regiões do país ficaram abaixo de 70%.

A área da Saúde da CNM identifica que, entre os motivos para a redução na cobertura vacinal, está a desinformação sobre as vacinas e ainda a queda da percepção dos riscos de doenças que estão ou estiveram erradicadas no país nas últimas décadas – como a poliomielite e o sarampo.

O Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da poliomielite em 1994, com o último caso registrado no país há mais de 30 anos, em 1989. Hoje, com o retorno da doença em outros países, buscamos alcançar cobertura igual ou superior a 95% na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade. Dados coletados pela CNM mostram que, em 2021, a cobertura da vacina contra a pólio (VIP – inativada) ficou em 63,92%. Já o sarampo, erradicado em 2016 no Brasil, foi reintroduzido em 2018. Em 2021, foram confirmados 668 casos no país.

Neste cenário, a CNM propõe a campanha com foco na atuação de prefeitos e gestores municipais da área de saúde para auxiliar as gestões locais na tarefa de conscientizar e mobilizar a população, organizar atividades e fortalecer a vacinação. A entidade lembra ainda que essa missão compete a todos os Entes e que todos devem fazer sua parte. Além dos materiais informativos para esse público, a entidade disponibiliza, neste site, artes para que as prefeituras possam utilizá-las para divulgação, impressa ou digital.

Municipalismo forte se faz com a participação de todos!