A partir desta quinta-feira, 22 de junho, uma ferramenta para gestores estaduais e municipais atualizarem dados dos profissionais de enfermagem da rede própria e conveniada está disponível. Com as informações pré-carregadas, os responsáveis terão dois caminhos: fazer a atualização individualmente, modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, carregando uma planilha com todos os dados a serem atualizados. O prazo para isso é a próxima quinta-feira, 29 de junho.
O anúncio do sistema foi feito em reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 21 de junho, oportunidade em que a entidade manifestou preocupação com a viabilidade do prazo para cadastramento e reforçou a insuficiência de recursos para o custeio do piso da enfermagem. A ferramenta disponibilizada apresenta instabilidades que, segundo o ministério, serão normalizadas ao longo do dia.
A ação é necessária, mas não resolve a complexidade do problema da insuficiência de verba para o pagamento do piso. A CNM lembra que o valor a ser transferido para as prefeituras não paga os custos estimados, que totalizam R$ 10,5 bilhões ao ano.
A Confederação reforça a importância dos gestores municipais atualizarem e preencherem os dados que estão sendo solicitados na ferramenta de forma fidedigna e correta. Acesse o site do InvestSUS e faça sua atualização. Aqui há um passo a passo.