CNM notifica Aneel por atraso em repasse de CFRUH aos Municípios

Fonte: CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem recebido questionamentos de gestores municipais sobre a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos para Fins de Geração de Energia Elétrica (CFURH). A entidade identificou que até o momento os repasses não foram destinados às contas dos Municípios contemplados.

Nesta quinta-feira, 6 de junho, a CNM notificou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em resposta, a agência informou que o atraso do repasse, que deveria ter acontecido no último dia 30 de maio, aconteceu por motivos técnicos de adequação do sistema da Agência Reguladora para adaptações junto à plataforma do Gov.br, além de erros enfrentados que estão ocasionando conflitos nos levantamentos e fluxos nas informações.

Diante do questionamento da entidade, a Aneel reforçou que está tomando as medidas cabíveis para solucionar o problema o mais rápido possível para a realização do repasse, mas sem conseguir definir um prazo para a normalização. A CNM vai acompanhar diariamente a situação para cobrar uma previsão do repasse.

A cada atualização, a área técnica de Finanças vai informar sobre os próximos passos. Para mais informações entre em contato com a equipe da CNM (61) 2101-6666 ou financas@cnm.org.br.